-
Arquitetos: Dave Orlando, Fandy Gunawan
- Área: 2220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Daniel Dian Kristanto
-
Fabricantes: Dekkson Lock, Toto
Desenho em poucas palavras - Ao contrário dos projetos usuais de mesquitas, Dave Orlando e Fandy Gunawan reinterpretaram a Mesquita Nurul Yaqin em uma forma minimalista que a destacaria, mas também a integraria organicamente à natureza. A mesquita foi projetada com uma sensação de harmonia e paz em seu núcleo, criando um contraste entre a natureza e a construção.
Sobre o projeto (arquitetos, inspiração, materiais, conceito) - A visão do cliente para a Mesquita Nurul Yaqin incluía não apenas o desejo de reconstruí-la como uma obra de arte, mas também de servir como um centro cultural do qual a comunidade pudesse desfrutar. A mesquita deve igualmente servir como um memorial do desastre do tsunami de 2018 e um símbolo do crescimento da cidade.
Material, função, formas, simbolismo - Há dois volumes distintos que compõem a mesquita. A sala de oração está isolada e tem três entradas diferentes: uma para o imam, que lidera as orações, uma para os homens e outra para as mulheres. Enquanto isso, as salas de apoio estão localizadas no volume oposto. A mesquita é principalmente feita de concreto e tijolos, com um toque de granilite azul no chão. Os arquitetos mantiveram a ornamentação islâmica modesta e minimalista cortando a laser 99 nomes de Deus nas grelhas de aço inoxidável que circundam a área superior do volume. Além disso, a água circunda a mesquita, dando a impressão de que ela está flutuando mesmo acima do mar. A ideia da água foi escolhida por ambos os arquitetos porque nos ensina a trabalhar em harmonia com nosso ambiente em vez de contra ele.
Interior - A sala de oração é sustentada por 30 pilares com abóbadas ornamentais no teto. O volume não possui janelas ou vidro, pois foi feito para respirar através da ventilação e, além disso, não requer manutenção. Os adoradores se posicionam em frente ao Mihrab - onde o imam lidera a oração. Aqui, o mihrab tem a forma de uma fenda, onde a luz natural penetra para criar um feixe no chão enquanto os orienta em direção a Meca. Devido à sua aparência lisa e sem emendas, o granilite foi escolhido pelos arquitetos. Como resultado de sua textura natural ondulada, parece que não há lacunas onde o piso azul termina e o oceano começa, o que se assemelha a uma oração eterna e ilimitada a Deus.
No geral, o projeto da mesquita resultou em uma espécie de santuário, um lugar de reflexão e consolo espiritual que está intimamente ligado à natureza.